Seguidores

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

SuperPop: Monique Evans admite ter Depressão e faz Apelo emocionante

A Depressão é uma doença que tem levado muitos a morte. Porque simplesmente deixam de comer e
cuidar da saúde, ou por simplesmente cometerem suicídio.
 Me emocionei muito com a entrevista feita por Luciana Gimenez no SuperPop da Rede TV, a Monique  Evans que disse ter  nascido com  Depressão, acredito ser a forma de demonstrar o quanto a doença é presente em sua vida.
É  apresentado um Vídeo de um amigo que a acompanhou para Búzios em um momento difícil em que ela estava  em crise, e então ele para e diz: "Que conselho você daria a uma pessoa com Depressão?"
Nesse momento ela  pensa e fala  que não dará conselhos a quem está doente mas aos familiares do
doente, pois o mesmo não se encontra em condições de se ajudar, está impotente, não tem vontade de levantar da cama, não tem vontade de comer, tomar banho, nada o empolga e não é frescura." É que principalmente nas mulheres, começam as alterações após a menopausa,  mudanças hormonais".
Realmente no período menstrual muitas mulheres se deprimem bastante, há mudanças no humor, nervosismo. Mas a doença se manifesta nos homens também, é claro. 
 Monique fala sobre o câncer que teve, um melanoma e o resultado do exame que previa somente 4 anos de Vida, mas acrescentou que devemos acreditar e que está aqui até hoje agradecendo a fé que tinha e não era evangélica ainda!
O apelo que fez aos familiares de depressivos estendeu a Pais, filhos, a parentes dizendo  que peguem a pessoa, levem ao médico pois nenhum doente vai sozinho buscar ajuda. Diz que o filho mandou ela tomar vergonha na cara e ir ao Médico, mas confessou o quanto é difícil tomar a atitude. Relata que algumas pessoas falam você  tem tudo é  linda, não te falta nada, não deve ficar assim.. E diz que as pessoas  não entendem, e concordo plenamente  e por isso vou explicar o que vivi:

É verdade eu posso afirmar com conhecimento de causa pois sofri com esta doença na gravidez do meu 3º filho, e não fosse minha irmã   Vitória ter  ido me visitar por obra do Eterno, não sei o que poderia ter me acontecido. Pois estava muito aflita, chorava sempre sem explicação, tinha muito medo, sensação de pavor de estar abandonada por tudo e todos, tinha vontade de fugir não sei pra onde. Não via mais sentido na Vida, nada me  motivava mais, nem mesmo saber que tinha uma criancinha dentro de mim, me alegrava. Eu tinha consciência do meu filho sabia que existia, sabia que precisaria de mim, mas não me sentia mais útil para nada, a minha presença aqui no mundo  não faria diferença.
Olhava para meu Marido e minhas duas filhas e não tinha vontade de conversar, afinal para que falar?
Minha voz saia muito baixinha, era como se eu não quisesse que alguém a escutasse, sentia dor no peito, sensação de fraqueza no corpo, de estar doente mesmo, vontade? Só de dormir e não querer que o dia sequer amanhecesse pois o medo de não ter o que fazer era imenso, e eu pensava pra que acordar? eu só melhorava um pouco quando chegava a tarde, pois pensava que bom, já vou dormir novamente. Cada dia que eu acordava ficava pior, comecei a não querer comer, ia tomar banho sentia calafrios, mas conseguia tomar. Infelizmente os afazeres da casa que sempre tive o prazer de cuidar,
agora me pesavam muito, tudo era por demais cansativo. Então comecei a negligenciar e minha casa jogada às traças, o pior é que eu sofria porque não conseguia ter ânimo de fazer, e por vezes insistia para ver se conseguia completar a tarefa, lavar as roupas, os pratos, mas me sentia pior ainda a sensação de cansaço era extrema!
Quando via o meu marido e minhas filhas felizes chorava pois não conseguia ficar feliz como eles, eu não entendia como eles podiam sorrir, a vida estava negra demais para que eu pudesse ter motivos pra sorrir, mas o prolema era, negra como? Em que aspecto? Não sei explicar, só que o medo era constante de não conseguir realizar coisas, sentimento de impotência e inutilidade total. Se visse minhas filhas chorarem me sentia culpada pela infelicidade delas, e aí eu chorava muito mais. Minha irmã Vitória me trouxe para a casa dela marcou um médico Psiquiatra para mim, então pensei   pronto,
será que eu vou ficar maluca de vez?  Mas fui assim mesmo cheia de preconceitos com psiquiatra fui
arrastada pela minha querida mana, se não fosse assim jamais teria ficado boa. O Psiquiatra passou sertralina de 25mg,  e aí fiquei com medo de afetar o meu bebê, mas depois de muitos conselhos resolvi tomar, estava grávida de 4 meses, comecei o tratamento o remédio não me fez bem, retornei ao médico agora uma mulher me atendeu prescrevendo Fluoxetina não me lembro de quanto, deu a fórmula fizemos na farmácia de manipulação. Com a fluoxetina reagi bem rápido, comecei a ficar feliz,
tudo estava mudando, mas claro as minhas leituras dos Salmos (Tehilim) me ajudavam muito,  lia todos os dias chorando ou não, querendo morrer e buscando o Criador. As rezas foram fundamentais, não perdi a fé  no meu Criador e eu perguntava a ele sempre porque eu estava assim. Eu não entendia não havia motivos para tal.  Mudei de cidade voltei pra Salvador tomei pavor da casa em que moravaForam 5 meses de tratamento, chegou o dia do parto, tive o meu filho e após amamentá-lo,  observei que seus bracinhos não paravam de balançar e tremer. Então entrei em contato por telefone com a neonatologista do \hospital e perguntei se o remédio para Depressão poderia passar pelo leite, e após sua confirmação, decidi não tomar mais nenhum comprimido e estou aqui até hoje bem!
Mas não aconselho ninguém a fazer isso tem que ter muita fé, pois a suspensão drástica destes 
remédios podem fazer muito mal.  O correto é a suspensão através de acompanhamento médico!
Alguns familiares tentaram me ajudar através de palavras, mas não é fácil, principalmente quando alguém diz não fique assim, você não tem motivos pra ficar assim, ( a pessoa está com boas intenções coitada, mas é a pior frase que um doente pode ouvir, afinal, não está dese jeito porque quer. As pessoas pensam que está em nossas mãos o controle, mas não está. de tudo o que ouvi as palavras 
que mais me fizeram bem foram da minha cunhada Conceição, todos os dias que passei em sua casa
eu acordava morrendo de medo do novo dia, ela colocava a mão em meus ombros e dizia: Vai Passar,
tudo passa Deazinha, você vai ficar boa. Aquela frase você vai ficar boa parecia estalar na minha cabeça, como uma luz no fundo do poço, e assim alimentei em meu pensamento Eu vou ficar boa, vai passar! Minha cunhada Zó , Tânea (cunhada) cedeu sua casa para sair do ambiente em que eu estava, meus irmãos Vanessa, Pricila, Marcos, minha mãe e minha sogra me apoiaram muito, a sogra me deu um abraço tão sincero que senti algo diferente, o meu Marido não tenho palavras para agradecer sempre ao meu lado Grande Guerreiro..
Já faz  mais ou menos 8  anos que tudo isso me aconteceu, não tomo nenhum tipo de remédio controlado e estou aqui  o meu filho nasceu perfeito  é lindo e vai completar 7 aninhos.
 Quero dizer  a Monique: Você vai ficar boa, e aos Depressivos do Brasil e do Mundo, é real a Cura! Basta crer primeiro no Criador e depois em você mesmo(a)!  Um abraço a todos!
                                                                                             Andrea Luzana Calhau        

Um comentário:

  1. Deus é o único que nos faz percorrer os duros caminhos desta vida, com a certeza de que encontraremos a paz que tanto precisamos. Ele alivia as nossas dores e cura as nossas feridas.

    ResponderExcluir

Olá deixe aqui a sua opinião, manifeste suas idéias!