Seguidores

domingo, 8 de janeiro de 2012

Doentes Mentais: Loucos pelo Abandono e Exclusão Social!

                                      Eles querem  Respeito!       Eles  precisam de Atenção!

   Tristeza , Solidão, Angústia                                             
                                     


Você pode ajudá-los!
 Querem receber Amor!                                                             
 Querem ter dignidade!
                                Nós podemos ajudá-los!                           


À margem da Sociedade: Loucos SIM, Mortos NÃO!
Este homem é mais um dentre tantos outros que encontramos  pelas ruas da cidade onde moramos. Há qem olhe e pense ser um vagabundo,  um desocupado que simplesmente optou por viver pelas ruas a vagar. Mas não é este o caso dele, o seu nome é Gerson, não seio seu sobrenome, estou tentando colher informações a respeito para que possa tentar ajudá-lo. Descobri através de uma moradora daregião que ele tem família e que reside no mesmo bairro em que ele se encontra, IAPI - Salvador - Ba.Segundo seu relato ele  começou a apresentar distúrbios  mentais  há mais de vinte anos, e desde então começou a agravar o seu estado a ponto de se isolar dessa maneira," a família", relata a moradora"  ficou impedida de ficar  com ele. Pois passou a ser  muito agressivo, oferecendo riscos de vida a quem convivesse com ele. È algo que pretendo investigar melhor. O que me admira é a resistência física que ele tem enfrentando as intempéries, não consegue ficar vestido e calçado, apenas uma bermuda  é o máximo que a doença permite que ele use.E assim se submete ao sol, a chuva, o frio, só não à fome pois há algumas pessoas que levam quentinhas, uma senhora dona de barraca de lanches lhe dá café  e assim Gerson vai sobrevivendo.
Percebam como ele está , algumas vezes quando tenho acesso a área em que vive, o vejo assim, triste e cabisbaixo, notei que ele emagreceu muito, Na verdade o que penso é que o Eterno deve ter um propósito muito especial na vida dele, pois se não fosse assim não preservaria sua vida durante tanto tempo, em uma cidade onde a violência tem ceifado tantas vidas.
         No dia 18 de maio se comemora o dia do Movimento Antimanicomial, esse movimento surgiu   a  partir de idéias louváveis a fim de  devolver ao doente o direito de conviver socialmente com as pessoas, não somente familiares mas todos os cidadãos!
         Como tenho um irmão com problemas mentais, e tendo visitado manicômios por diversas vezes entendo perfeitamente  a intenção deste movimento uma vez que é perceptível em um ambiente de manicômio a degradação em que vivem ou viveram muitos pacientes, onde se misturam com pacientes de  distúrbios  mentais variados. Uma das coisas mais chocantes ao meu ver é  ao internar um paciente o responsável, deve assinar um documento onde exime o hospital de quaisquer responsabilidade caso o paciente seja morto, ou assassinado ou por ter cometido o suicídio. 
 Outra  problemática é que muitas vezes delinquentes são internados a fim de se  preservar de uma possível prisão. Sem evidência de loucura  muitos fingem estar doentes para se esconder e aí olha a aflição que familiares de internos passam ou passaram, é muito triste. Certa vez encontrei meu irmão com um corte profundo no pé extremamente dopado e fui obrigada junto com minha mãe a chamar um médico urgentemente, talvez se não tivéssemos acompanhando ele hoje nem mais existisse.
       Mas mesmo sabendo de todo esse perigo, riscos que o paciente corre, não podemos esquecer,que  do outro lado existem outros fatores, muitos doentes vivem com pais idosos,  ou são muito pobres, não tem condição alguma de pagar um atendimento particular de urgência. e o que fazer?
Há momentos em que o paciente fica extremamente violento, que só com a intervenção de Médicos e  Profissionais da área poderia melhorar o seu estado, livrar o momento do surto.
      Sei da existência hoje de  CAPS ( Centro de Atenção Psicossocial)  que visa o apoio ao doente e familiares, mas  infelizmente não tem uma forte  infraestrutura que possa prestar um bom atendimento pois faltam profissionais, materiais adequados para o bom desenvolvimento do paciente.
     Aproveito neste momento para reivindicar não o retorno de Manicômios para internamento constante, mas a Criação  de  Centros de Urgência em escala proporcional a demanda,  pois através de pesquisa descobri que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 1 leito para cada grupo de 1000 pessoas, aqui em Salvador estamos bem longe disso há um leito para cada 14000 pessoas. Não podemos ficar  fugindo a realidade, o doente mental   tanto quanto um doente de Câncer, Aids e outras enfermidades de  peso, tem seus direitos ,se o câncer debilita o corpo , a doença Mental debilita o corpo e  a alma, o ser do indivíduo como um todo, pois muitos não se alimentam, não tomam banho, e não vivem em nossa dimensão. Vivem em seu mundo fantasioso onde tudo apavora e leva ao pânico e desespero. Sentem-se ameaçados quase sempre! Alguns sentem desejo de fugir como se alguém os tivesse perseguindo, na cabeça deles é muito real, vocês acham que isso tudo não é motivo para darmos atenção mais que especial a estes indivíduos? Não podemos nos calar e aceitar uma injustiça como essa a de deixar tão poucos lugares a disposição dos nossos doentes. 
     Quero deixar um alerta aos pais , pois segundo a (OMS) , Organização Mundial de Saúde  50% das crianças e dos adolescentes apresentam sinais de transtornos mentais antes dos 14 anos. e no mundo 20% das crianças terão problemas mentais.
      Gerson  provavelmente um dia foi amamentado por sua mãe, acariciado em seus braços ao chegar a este mundo,   quem sabe teve a chance de viver momentos de alegria em sua infância dentro  dos padrões de normalidade, ou talvez já apresentasse algum sinal de desvio, mas ele deve  ter sentido prazer em  alguns momentos de realizar coisas que gostava. Mas olha para ele hoje, olhem esta foto novamente, a imagem é de tristeza, angústia e dor, assim como ele mais ou menos 17 milhões de brasileiros pedem socorro., 9% da população!
A estimativa é que mais de 450 milhões de pessoas sofram  de distúrbios mentais em todo o mundo.
      Socorro aos Governantes, aos familiares que muitas vezes desprezam, fingem que não existem. Ao Criador para que dê fim aos seu sofrimento. Gerson poderia ou poderá ser eu ou você , um irmão, irmã, pai ou mãe, filho ou filha, enfim nenhum de nós enquanto aqui estivermos podemos dizer que não podemos passar por esta situação, não queremos não desejamos, mas é uma possibilidade! Afinal quem prevê o futuro?
        Pessoas que inspiram:
       Tomemos como exemplo Phillipe Pinel que afastou os loucos dos criminosos
       Hegel que afirmou que  a loucura não seria a perda abstrata da razão:  " A loucura é um simples desarranjo, uma simples contradição no interior da razão que continua presente"
      Ele tornou possível pensar a loucura  " dentro do sujeito"  , afirmando que  só seria humano , quem virtualmente tivesse a loucura, pois a razão humana só se realizaria  através dela.
       Então vamos parar de nos julgar superiores, pois ninguém aqui neste mundo é nada, todos tem as mesmas limitações enquanto enfermos, preto, branco, rico ou pobre ficam loucos do mesmo jeito! E não há coisa mais bonita do que você ouvir um doente mental falar em seus poucos momentos de sanidade, saem palavras tiradas do fundo do baú de profunda sabedoria!
       Aguardo os Líderes do nosso País , conclamando-os a refletirem e levarem  para uma  discussão mais séria, meios que possam minimizar o sofrimento dos deficientes mentais o amparo maior a todos os loucos do Brasil! Passe Livre para doente e acompanhantes, casas de acolhimento emergencial, parque recreativo específico para os mesmos etc.....
        Hoje os deficientes físicos , adquiriram seu espaço através de  portas especiais em ônibus, rampas de acesso em Shoppings, hospitais, Supermercados, vagas em empresas, e assim cada deficiente tem obtido regalias, e onde nos locais públicos os doentes mentais tem acesso sem sofrer discriminação?
         Finalizo minha reflexão com o ditado popular:       

     " De  Médico e de Louco todo mundo tem  um pouco!"
  
                                                                                                     Andréa Luzana Calhau
   Dados Estatísticos Fontes:          .
   Associação Brasileira de Psiquiatria
   Organização Mundial de Saúde (OMS)
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe aqui a sua opinião, manifeste suas idéias!