Seguidores

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MInha Casa MInha Vida em Salvador, Sem Teto agora Proprietários

Segundo o Assessor  da Diretoria de Habitaçãode da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham) Geraldo Almeida , todas as pessoas que moram em área de risco  que estiverem cadastradas pela  Defesa Civil de Salvador  (Codesal), terão prioridade no recebimento da nova moradia. totalizaram 2 mil entregas em 2011 e pretendem atingir mais de 10 mil entregas de moradias do Projeto Minha Casa Minha Vida  até o final de 2012.  

As fotos que aqui estão são de minha autoria,  das pessoas que estavam morando neste prédio abandonado no bairro de IAPI - Salvador - Ba,, algumas famílias já estavam há mais ou menos 7 anos morando neste local,
famílias de desempregados que não tinham a menor condição de pagar aluguel. Este  é um dos problemas  sociais mais sérios em nosso país. Este prédio com certeza não estava cumprindo o seu papel social .  As famílias que aí residiam estavam filiadas ao Movimento 2 de Julho que tem como coordenador o Sr. Anísio Ferreira ajudando os sem teto a buscarem seus direitos.
Vivendo sem a menor condição de conforto, eles aguardavam ansiosamente pelo chamado dos imóveis Projeto Minha Casa Minha Vida pois o o prédio apesar de grande, é cheios de infiltrações, muita sujeira. as crianças brincam entre o lixo espalhado pelo local.
Dona Vera Lúcia  da Conceição Silva,  sentada ao lado direito da criança 42 anos, Casada, esposo : André Luís  filhos morava há mais ou menos 7 anos no local , dos  9 filhos 7 compartilham o                 mesmo espaço físico.  2 de suas filhas já são casadas Vãnia  27 anos , casada, esposo Jardel é Diarista tem  2 filhos ,  com  2 e 4 anos  e Vanessa 23 anos , solteira. tem  3  filhos, com 4 e 5  e 7 anos respectivamente. e atualmente gestante de 2 meses.
 D. Vera me explica que morava de aluguel, no bairro de Santa Mônica mas chegou um momento em que não deu mais pra segurar. então resolveu filiar-se ao Movimento 2 de Julho e lutar pela sua moradia.
Outro exemplo D. Sueli Conceição Silva, sentada ao lado esquerdo da criaça, 48 anos, solteira, Dona de Casa,, residia  há dois anos neste local, tem  5 filhos dos quais 2 já são independentes os demais convivem no mesmo espaço físico. Lissandra com 28 anos, e  Deise Silva, 17 anos que tem 1 filho com 2 anos e está gestante de 6 meses. Antiga moradora do bairro de Cajazeiras 5 alegou não conseguir mais morar dignamente, sem esperanças filiou-se ao Movimento também.
O sr Dércio José Brandão, 51 anos,  mora com um Irmão somente.
 " Foi duro passar este tempo todo vivendo neste lugar", confessa dona Vera, diz que  passou por muitas situações difíceis e graças  a ajuda de algumas pessoas, moradores da região que foram solidarios  não foi pior. Agradece em voz alta a todos que colaboraram com ela.
 No dia 30-12-2011 as chaves foram entregues e  no dia 15-01 o martírio acaba, as 10 famílias alojadas foram direcionadas para seus imóveis, nova moradia, conforme cadastro feito  através da Prefeitura e Governo do Estado, que encaminharam tudo à Caixa Econômica Federal.
Muita alegria, emoção e satisfação em saber que poderão começar uma nova vida com seus filhos em um espaço bem diferente das cenas aqui mostradas nas fotos. Eu acompanhei de perto a situação deles muito comovente.
 O  Local onde irão morar  é o Conjunto Residencial Morada do  Atlântico -  Trobogy  em Salvador. Estarei visitando posteriormente a fim de registrar os momentos: Comparar o Antes e Depois, a fim de que possam os  meus queridos leitores vislumbrar a diferença  no  novo estilo de vida: comparando o Antes e o Depois.

 Muitos brasileiros  hoje moram em áreas de risco,onde  possíveis desmoronamentos podem acontecer a qualquer momento. Algumas pessoas sabem dos riscos que correm, mas infelizmente por não ter para onde ir continuam  pondo em perigo suas vidas e de seus familiares.Só´que algumas desconhecem já existir movimentos que auxiliam a buscar os seus direitos e sem ação nenhum conhecimento continuam onde estão.
Este relato visa chamar a nossa atenção de que assim como o prédio aqui em questão, são muitos os imóveis que estão abandonados em nosso país, que não cumprem o seu papel social. e que poderiam minorar o sofrimento da nossa gente. Acredito que qualquer cidadão com objetivos honestos de ajuda  humanitária, assistência social, possa buscar liberação destes imóveis a fim de implantar projetosde apoio comunitário o que contribuirá para a sociedade como um todo.   
                                                Inocentes iniciarão vida mais digna!                                             
                                           
 Agradeço ao Eterno por ter permitido                                           
que as autoridades enxergassem a necessidade urgente destas pessoas, olho agora para a foto desta criança e vejo os passos inocentes de alguém que terá um futuro melhor! Os Imóveis tem 43 m² 2/4 sala, cozinha, área de serviço, e banheiro social, e ainda tem Parquinho , Quiosque e Quadra de Esportes. Um verdadeiro Sonho para cada um deles.
                                                                                        Andréa Luzana Calhau


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe aqui a sua opinião, manifeste suas idéias!