Seguidores

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011 Tragédia do Realengo alerta para a Educação no Brasil


Meninos com "espíritos  feridos !!

                                                                                                 



Na Noruega o ataque fascista em Oslo, no Brasil o Massacre do Realengo, jovens atiradores transtornados  ceifaram tantas vidas.
Acredito que entre tantas outras reportagens, ninguém vai esquecer esta, pois é um fato que vem se repetindo a todo o  momento em  vários países. A atitude Grotesca deixou marcas que jamais serão apagadas da mente dos familiarese das vítimas sobreviventes. Vidas tiradas de forma tão covarde e brutal. Mas quero chamar a tenção de vocês para um fato, o que será que tem levado jovens aparentemente normias a cometerem crimes tão bárbaros?
Realizei uma pesquisa recentemente sobre os meninos, seu comportamento e obtive informações contundenes através do Autor do Livro Educando Meninos, Dr. James Dobson: 
O Dr. James Dobson, fundador e presidente da organização Focus on the Family(Foco na Família) cujos programas de rádio alcançam mais de 200 milhões de ouvintes através de mais de 4.200 estações de rádio que o retransmitem. Psicólogo e autor de diversos livros, possui doutorado em Desnvovlvimento Infantil pela Universidade of Southem Califórnia. Ele é casado com Shirley e possui um casal de filhos.
Aqui estão alguns trechos que selecionei  do Livro Educando Meninos pela importância do conteúdo:
  " O meninos, quando comparados com as meninas, tem seis vezes mais probabilidade de ter dificuldades de aprendizado, três vezes mais de se viciarem em drogas e quatro vezes mais de serem diagnosticados como emoconalmente perturbados. Eles correm maior risco de esquizofrenia, autismo, vícios sexuais, alcoolismo, molhar a cama e todas as formas de comportamento anti-social  e criminal. Tem doze vezes mais probabilidade de assassinar alguém e o índice de acidentes automobilísticos deles é 50% maior. Cerca de 77% dos casos nos tribunais relativos à delinquência envolvem homens.
Mas ainda. Os meninos abaixo de quinze anos têm duas vezes mais probabilidade de dar entrada em hospitais psiquiátricos e cinco vezes maior probabilidade do que as meninas de se suicidarem. Cerca de 80% dos suicídios nos Estados Unidos envolvem rapazes de menos de 25 anos de idade. O suicídio entre adolescentes negros aumentou 165% só nos últimos doze anos. Os meninos fazem parte de 90% dos programas de tratamento de viciados em drogas e 95% dos jovens que comparecem aos  tribunais de delinquência juvenil.
... vamos examinar mais de perto a vida emocional dos adolescentes de hoje e a predominância de um fenômeno perturbador chamado "espíritos feridos" .
...Muitos deles estão crescendo  acreditando que seus pais não os amam e que são odiados ou desrespeitados pelos seus iguais Isto resulta numa forma de ódio de si mesmo que no geral serve como prelúdio para a violência, uso de drogas, promiscuidade e suicídio.
 Quando as crianças são ignoradas,  maltratadas ou atiradas  de uma  babá para outra, perdas terríveis ocorrem na capacidade mental. quanto mais severo o abuso, tanto maior o dano.
Alguns deles foram deixados nos berços dias a fio, usando fraldas sujas que queimaram sua pele sensível, ou foram espancados e queimados por pais mentalmente enfermos ou viciados em cocaína.
... Os danos feitos em pontos neurológicos críticos nunca são reparados e acabam por limitar a habilidade do indivíduo de " ter sentimentos" em relação a outros mais tarde na vida. Essa a razão de muitos dos jovens mais violentos terem o "cérebro literalmente danificado".
 Robin Karr- Morse, co-autor do livro Ghosts in the Nursey: Tracing the Roots of violence, disse que uma nação de crianças ignoradas e emocionalmente rejeitadas " criou uma linha de montagem [de crianças] que leva diretamente para as nossas prisões"."
Olhem o que o que o Autor diz sobre bullying:
  "Se os colegas começarem  a se agrupar contra seu filho e magoarem seu coração dia após dia, eu o tiraria desse ambiente. Procuraria uma escola em que fosse bem acolhido, ou uma escola cristã , ou até mudaria de cidade se fosse necessário.
... eu já vi pessoalmente o que uma matilha de lobos pode fazer contra um cordeiro indefeso.
Estou convencido de que muitos que se matam e matam outros sofrem de espírito ferido. Andy Williams, o jovem atirador que matou dois colegas na Santee High schoo, foi atormentado impiedosamente por ter um "corpo anoréxico".
Em quase todos os casos de violência a esmo nos campus escolares, os jovens perpetrados foram ridicularizados e perseguidos pelos colegas.
Agora há violência em quase todas as escolas, não porque as armas mudaram, mas porque os meninos mudaram. e qual a razão dessa mudança? A cultura popular ensinou-lhes que a violência é viril. Sylvester Stallone não foi violento em rambo? Bruce Willis não foi violento em Duro de Matar? Arnold Schwartzenegger não foi violento em comando? Nossos filhos não estão a,prendendo destes modelos a se vingarem ou a matar os que atrapalham o seu caminho?"
Bem acredito que todos esses relatos de qum entende do assunto pode nos dar um vislumbre do que pode estar acontecendo em muitos casos de  violência nas escolas, em
bora não saiba se isso se aplica ao caso de Realengo, o que acho é que a vida desses jovens deve ser estudada com muita responsabilida de, a fim de detectar os tipos de transtornos e suas origens. O que ao meu ver poderá minimizar a incidência de outros episódios poarecidos ? O corpo docente de nossas escolas deve ser preparado como um todo a detectar possíveis casos de Bullying, de isolamento do Jovem enqunto presente na escola a fim de encaminhá-lo a uma central de apoio psicológico. Isso deve serfeito também  com o autor do bullying. O que vejo é que é muito mais fácil agir indiferentemente diante da situação e permitir que eventos trágicos como esses se repitam.
O Indivíduo deve ser educado, mas principalmente amparado psicologicamente, para aceitar a si mesmo, respeitar a individualidade de cada um com suas peculiaridades, ( características físicas e mentais), Palestras de Conscientização podem e  e devem ser um bom caminho.


Por: Andréa Luzana Calhau
Fonte de Pesquisa:  Livro Educando Meninos,
                                         Autor: Dr. James Dobson


Um comentário:

  1. Olá Andréa, mais uma vez um tema interessantíssimo e ao qual, como professor, sou sensível. O desenvolvimento emocional dos nossos jovens é um desafio que deve interpelar as nossas sociedades: desde logo a escola e as diversas instituições mas, principalmente e em primeiro lugar, a família. Muito obrigado por abordar este problema e fazer-nos reflectir. Um beijo.

    ResponderExcluir

Olá deixe aqui a sua opinião, manifeste suas idéias!