Seguidores

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Presidiários, Criminosos por acaso?

Os Presídios aqui no Brasil estão cada dia mais lotados, o que está  acontecendo com as pessoas? O que as leva a cometer crimes que acabarão não só  com a própria vida, causarão sofrimento aos familiares por ter sido retirados do convívio, e por causarem tanto mal a vida das pessoas.
Ano após ano, percebemos pelos noticiários que os Índices de criminalidade aumentam assustadoramente. assalto a mão armada, sequestro relâmpago, saidinha bancária, alsidade ideológica,  e os assassinatos são alarmantes os números por todas as partes  etc...
A ambição por  obter dinheiro fácil, a sede pelo  Poder, são algumas das causas de muitos crimes cometidos. Revoltados com a vida que levam , passam a invejar o estilo de vida das pessoas, despertando sentimentos de usurpação, olham o outro como aquele que tem algo que deveria ser seu. Muitos passam a acompanhar cada passo de suas vítimas, observando-os friamente, arquitetando seus planos, e alimentados pelo ódio de não ser detentor do objeto desejado põem em prática o que foi planejado, mesmo que para alcançar o objetivo tenham que  ceifar a vida de alguém que nada lhes fez. Cheios de fúria, seguem o passo a passo, em direção ao alvo, perdendo o senso da  razão, onde sequer pensam no que irá acontecer no futuro que poderá ser bem próximo, se descobertos pela Polícia,  serem levados para o Presídio, afastados de tudo de bom que a vida tem a oferecer. Para eles o que interessa mesmo é ganhar dinheiro fácil, obter o que desejam, carro, celular, roupas de grife, estar nas baladas do momento, o que vier depois não tem  nenhuma importância. e aí as consequências são drásticas, pois lá dentro aprenderão a ser piores do que entraram.
Há outros que desempregados, sem nenhuma perspectiva palpável, vivem sem esperança, se entregam ao desespero por não enxergar nenhuma saída para a situação de dificuldades que estão passando, necessidade dos filhos, contas a pagar, doenças. Então surge uma possibilidade negra de conseguir a solução, alguém o convida para ser comparsa em uma ação criminosa, e seduzidos pelas palavras do delinquente, que demonstra estar numa boa bem vestido, esbanjando dinheiro, deixa-se levar e quando percebem já estão no mundo tenebroso da criminalidade, caminho muitas vezes sem volta. 
Não podemos esquecer dos Usuários de drogas que movidos pela necessidade de manter seu Vício e pagar aos Traficantes suas dívidas, roubam e até matam para não morrer. Filhos muitas vezes de pessoas idôneas, educados em um lar de princípios, deslizaram em um momento ao experimentar este mundo sombrio, o mundo das drogas. Então passam a destruir a si  mesmos dia a dia, causando aos pais um misto  dor e vergonha, o que culminará em ser privados de sua liberdade, mais cedo do que possam imaginar.
 Precisamos despertar  a auto valorização nestes indivíduos e mostrar que há espaço para eles,  ampliar a visão de seu papel como cidadãos a fim de colaborarem para o bem estar de todos. Ratificar que é possível a conquista dos objetivos sem fazer mal a ninguém, sem usurpar, pois ao atingir o outro na verdade estarão prejudicando primeiramente a si mesmos, ficando privados de sua liberdade, uma das maiores riquezas que o Homem pode ter.
Investimentos por parte do Governo em  Projetos de Capacitação Profissional, Conscientização e Socialização, em parceria com as comunidades e a Iniciativa Privada se fazem necessários par inseri-los na sociedade. Quanto mais rápidas as ações melhor a eficácia delas  e a obtenção de resultados satisfatórios, o que evitará um novo ingresso nos presídios. Ao  dar  o apoio psicológico a estes Indivíduos estarão desviando  a direção de quem acha que não tem nada para oferecer à  Humanidade,
                                                                                                                               Andréa Luzana Calhau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe aqui a sua opinião, manifeste suas idéias!