Seguidores

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Canetas de laser causam pânico em Pilotos no Brasil

“Um laser pointer desse verde tipicamente consegue percorrer de 3 a 4km na atmosfera sem perda significativa de potência”, explicou o físico Anderson Zanardi de Freitas, pesquisador do Ipen.
 Uma exposição prolongada a esse laser pode causar queimaduras irreversíveis nos olhos.
“Ele vai deixar de enxergar detalhes , enxergar cores e vai ter um campo de visão sempre com uma mancha no centro”, disse Ana Luisa Hofling-Lima, professora da Unifesp.
A brincadeira também pode dar cadeia. O Código Penal prevê pena de dois a cinco anos de reclusão para quem colocar aeronaves em perigo.
Fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/12/canetas-com-laser-atrapalham-pilotos-e-podem-causar-acidentes.html
Fiquei impressionada com esta matéria, afinal tem coisas que são realmente inadmissíveis. Como pode estar acontecendo uma coisa dessas? Um simples produto que cai facilmente na mão das crianças, colocar tantas vidas em risco? Está tirando a a paz de profissionais que deveriam ser intocáveis, pois ser Piloto não é fácil, eles tem que ter toda a tranquilidade do mundo, não estão em terra qualquer deslize e pode ser fatal! É algo tão apavorante porque para controlar, será necessário realmente campanhas de conscientização nas comunidades e a mídia realmente realizar uma divulgação em massa. Eu desconhecia o poder de alcance destas canetinhas, que aparentemente são inofensivas, mas para minha surpresa na atmosfera uma caneta de laser consegue alcançar a cabine de um avião a 400m de altura. Isso não é brincadeira e o pior é que tem tantas pessoas viajando de avião para lá e para cá, que nem sabem que existe uma ameaça dessas sendo difundida em nosso espaço aéreo. Eu li esta matéria e vi que em São Paulo tem sido um problema, já em outro artigo  que li no Espírito Santo também, não sei a situação em outros estados, mas com certeza devem estar passando pelo mesmo problema.Uma coisa é certa, cada um de nós pode contribuir espalhando esta notícia, para que os pais não deixem a toa, muita gente usa para trabalhar então infelizmente indiretamente terão que guardá-la tão bem, como se fosse uma arma, pois apesar de não atirar balas, a sua tecnologia tem um poder mortal igual ou pior, já que pode ceifar a vida de muitos de uma só vez. Chega a ser uma ameaça do tipo terrorista pois se cair em mão de pessoas mal intencionadas, ( já que na verdade não se sabe se são só crianças que fazem uso desta maneira), então a punição deve ser divulgada a fim de coibir a ação de possíveis vândalos.Que o Eterno possa guardara Vida de todos!
Me perdoem por ser um pouco exagerada, mas esta é a minha visão,
                                                                            Andréa Luzana Calhau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe aqui a sua opinião, manifeste suas idéias!