Seguidores

sexta-feira, 23 de março de 2012

Bahia na frente: Programa Bahia Acolhe e I Congresso Nacional do Movimento da População de Rua



O lançamento do programa estadual Bahia Acolhe, nesta terça-feira (20), no Centro de Treinamento de Líderes de Itapuã, marcou a realização do I Congresso Nacional do Movimento da População de Rua, que reúne até amanhã (21), em Salvador, moradores de rua de dez estados. O evento contou com a presença do governador Jaques Wagner, da ministra da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, e de secretários de Estado.

A coordenadora do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Maria Lúcia Pereira, disse que está confiante. “Sabemos que, ao final de dois anos, com essa iniciativa, vamos poder ter tirado várias pessoas dessa situação. Quando é que se poderia imaginar, há alguns anos, um congresso de moradores de rua? Hoje não estamos aqui pedindo cobertor e sopa, mas discutindo políticas públicas. É um momento histórico para nós”.
O programa Bahia Acolhe, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, vai, sob a coordenação da Sedes, ordenar todos os serviços que são demandados pelos moradores de rua nas áreas de saúde, educação, abrigamento, acolhimento e tratamento de dependentes químicos, articulando para isso as secretarias de Estado. “É o primeiro no Brasil e pode servir de base para outros estados ou para um programa federal”.


Assistindo aos Noticiários podemos perceber sem nenhuma dúvida como a violência e o desrespeito para com a população de rua tem sido crescente em nosso país, não me canso de falar, pois é urgente a necessidade de amparo e proteção.
Quando encontrei esse artigo me emocionei de verdade, afinal a consciência está sendo despertada  em nossas Autoridades, saber que a Bahia  inicia este Programa , realizou  o I Congresso  com os Moradores de Rua, só nos enche de orgulho!
O Governador Jaques Wagner está de parabéns pela iniciativa que servirá como referência nacional sem dúvida  alguma, para que outros  Governantes também possam se sensibilizar e investir no seu Estado!
 De agora em diante  tudo será diferente, a atenção que a população de rua necessita será finalmente prestada, apoio, orientação, parcerias com entidades fortalecerão o Programa e os resultados serão surpreendentes.
Através de pessoas preparadas, como Psicólogos, Coordenadores, será muito mais fácil atingir os objetivos a que se propõe, direcionando cada um a desenvolver atividades que realmente estejam de acordo com o seu perfil e  dentro de sua realidade. Não adianta determinar ações que o Indivíduo não se veja inserido, o tiro acaba saindo pela culatra! Aquilo que realizarem terá que dar prazer, alegria, orgulho de estar envolvido, ser co-participante no seu desenvolvimento, crescimento pessoal.
Dentre eles haveremos de descobrir grandes potenciais, o que seria lixo social transformado em cidadãos que sejam ativos e participantes na Comunidade, aparecendo nas estatísticas não de degradação social,  mas de superação  e  progresso contínuo! Sabemos que o alcance não será de 100%  alguns se perderão ao longo da caminhada, mas ainda assim não é motivo de desistir ou parar de investir, pois se conseguirmos salvar uma Vida, o trabalho não foi realizado em vão.

Seguindo o exemplo da Bahia  o Distrito Federal  volta a atenção ao  problema dos Moradores de Rua, você poderá conferir  a matéria completa através do link abaixo:

Distrito Federal vai instituir política de atenção a moradores de rua

Os recentes casos de agressão a moradores de rua no Distrito Federal (DF) motivaram o governo distrital a antecipar a publicação de um decreto que institui a política de atenção a moradores de rua, estabelecendo medidas de enfrentamento às dificuldades, discriminação e violência enfrentadas por essa população.

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=22&id=245313 

O Amor  e o Respeito são a base para  uma Sociedade Igualitária, construindo com pilares de Justiça um Futuro sem Discriminação! 

                                                                   Andréa Luzana Calhau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá deixe aqui a sua opinião, manifeste suas idéias!